sábado, 23 de julho de 2011

idades, cidades e divindades

mia couto: idades cidades divindades. caminho editora. lisboa 2007

mia couto é conheido pola sua narrativa, sendo sempre destacado como contador de histórias. mas eu fiquei atrapada com este livro de poemas.
masculino de noiva é navio
só por este verso vale a pena. destila toda a arte de mia couto: brincar com as palavras quotidianas da língua até transformá-las e outorgar-lhe nom novos significados, mas significados míticos que tinhamos esquecido. adorei. gostaria de fazer algum dia algo semelhante com este meu português chamado galego. 
os poemas bebem da tradiçom oral, popular; muitos deles buscam dar estilo ás vozes populares moçambicanas e misturam isto com a reflexom vital que roça a filosofia, se é possível desligar umha cousa da outra:

O outro idioma 
Inquirido
sobre a sua fluência
em português, respondeu:

- Tenho duas línguas:
uma para mentir,

outra para ser enganado.
A professora
ainda perguntou:
- E qual delas é o português?

- Já não me lembro, respondeu.

Nenhum comentário: