terça-feira, 22 de março de 2011

atalanta

gianni rodari: atalanta. la galera. barcelona 1995.

gianni rodari é um velho conhecido, pois a sua gramática da fantasia e livro-bíblia e os seus contos por telefone umha das leitura que recordo já da escola.
e nessas procuras de um livro adequado para o meu alunado, querendo trabalhar mitologia com eles, soubem que versionara a história de atalanta, a mocinha despreçada polo pai por ser mulher. e provei a ler. 
primeiro houvo que conseguir o livro. nada fácil. seique era umha ediçom antiga (do ano 95 antiga, enfim!), mas acabou por chegar.
gianni rodari aplica á história de atalanta a técnica do incrementum: recria os diálogos que puiderom ter tido as donzelas, os soldados, os homens que a ela se defrontárom. aplica-lhe a digressio,levando-nos por outras histórias mitológicas com um simples ainda che há passar como a... e zás, solta a aventura de...
gostei da história de atalanta porque é um bom contrapunto á apologia da virilidade e a violência e o amor submisso que tem grande parte da literatura canônica. atalanta avança na vida observando o resto de seres humanos, homens e mulheres, e decidindo como (nom) quer ser.
até encontrar o seu espaço no mundo. 

um livro delicioso.

Nenhum comentário: