quinta-feira, 6 de maio de 2010

laura e julio

juan josé millás: laura y julio. seix barral.barcelona 2006.

laura e julio som matrimónio de vida monótona e aborrecedora, tam afeitos a um e outra que nem se sentem na quotidiania. mas sempre há um feito que rebenta as borbulhas. neste caso é o acidente do vizinho, que os faz fazer-se cargo da sua casa e de localizar á família. desde esse momento toda a sua vida começa a se distorcer, igual à de antes, mas diferente, como reflectida num espelho côncavo ou convexo, tanto tem. a passagem atravês do espelho dá-a julio, que actua de narrador, um pobre alício que nom sabe bem se cruzou a um novo país das maravilhas ou a um mundo ao invês.
o estilo narrativo é o de millás tal qual. quem goste dele gostará dessas suas misturas de realidade e sonho, razom e fantasia, das suas brincadeiras linguísticas; mas também perderá parte da surpreesa do seu estilo, pois sai igualinho que o do opinador de imprensa.

o final, impactante por conformista (nos protagonistas, nom em quem escreve). que triste ver um mundo novo à frente e preferir a eterna mediocridade de sempre.

como a vida mesma.

Nenhum comentário: