segunda-feira, 26 de julho de 2010

história do universo

larry gonick: história do universo em banda desenhada. gradiva. lisboa 2007.

um alter ego de einstein leva-nos de passeio pola história deste planetinha em que vivemos, desde o big bang até a morte de alexandre o magno.

conhecemos as teorias sobre a origem do universo, recebemos umha explicaçom de como apareceu a vida, de quais fôrom os primeiros habitantes da terra, de como se extinguiram os dinossauros, de como o homo sapiens acabou por senhorear meio planeta. todo de uma maneira amena e acessível.

a obra distingue três planos: nas cartelas do narrador vai-nos sendo contada a história tal é como o demostram as fontes o tal qual a entendem as hipóteses (e sempre indicando se estamos num caso ou no outro); na parte baixa de cada página, há outra série de quadrinhos (funcionando como notas a rodapé) que ampliam umha informaçom ou nos contam umha anedota da época); e depois estám os desenhos. desenhos que muitas vezes (quase sempre) ironizam com as consequências dos factos, com a sua origem e, em geral, com a versom oficial da história.

a mim o autor ganhou-me em quanto nos quadrinhos começárom a fazer apariçom as fémeas (de qualquer espécie animal) retrucando a versom masculina ou aportando a sua olhada feminista.


um livro muito didáctico e muito divertido.


2 comentários:

abm disse...

Apúntoo:)

farangulha disse...

aguarda, que ainda há máis!