quinta-feira, 13 de março de 2008

ghats


manuel martínez: ghats. candeia editora. compostela 2007.

ghats é um livro de viagens. mas um livro um algo diferente. porque nom fala com palavras mas com imagens.
nom percebim o título quando o vim. supugem já de entrada que seria um vocábulo hindi, e dei por feito que era explicado no interior do volume, em algum dos textos [de antón lopo, anxos sumai, xerardo fernández e roberto ribao] que o acompanham. e nom. eis o interesse da obra. porque é um livro que nom resolve perguntas, mas que interroga sem dar respostas.
ghats reflicte umha viagem à índia. mais em concreto à cidade de varanasi, à beira do rio ganga. a cidade que aparece nas fotos nom é cidade santa nem a cidade turística, nem sequer é a cidade: som as pessoas que a habitam, melhor todos os seres, pessoas e animais: mulheres, homens, crianças, vacas, cabujas... todas a fazer a sua vida e quase sempre com os ghats ausentes, fora do foco da cámara, como a morte.
fermosos os textos. gostei em especial do de anxos sumai.
eu, que levava uns messes a procurar um livro de viagens que me contasse da índia desde outros olhos diversos dos meus, pois foi a minha viagem deste verám passado, acabei por dar com ele na minha língua e numha pequena editora galega.

Nenhum comentário: