segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

mulheres de olhos grandes.


ángeles mastretta. mujerese de ojos grandes. seix barral. barcelona 1990.

recuperei a mania da leitura compulsiva. tam compulsiva que nem tempo tivem de colocar o livro aí ao carom, no pam do dia.
Passou-mo carmen, a minha companheira de trabalho, que para isso estám, para deixar livros. mujeres de ojos grandes é um livro de relatos, breves, em geral de nom mais de três páginas, por onde vam desfilando, como protagonistas, mulheres de todas as castes e condiçons da cidade de puebla, no méxico. todas elas diferentes, mas todas elas com um ponto em comum: a subversom. a maioria som perfeitas mulheres mexicanas, boas filhas, boas esposas, boas nais, boas solteiroas; mas em algum momento da sua vida, ou em toda ela, de telhas abaixo ou de portas para fora, racham com as normas e fam do seu cu um pandeiro. todas elas.
a minha companheira deixou-me o livro como um compéndio de mulheres possíveis, para que elegisse o modelo a seguir, ou aquele com que máis me identificava. e nom sei elegir mui bem, pois há vários relatos que chamárom a minha atençóm.
gostei especialmente daquelas mulheres que actuavam às agachadas, de costas à família, à sociedade, mantendo a apariência de mulheres submissas e obedientes. e que de súbito, um dia, rebentavam. como a tia laura [todas as mulheres som nomeadas tias], que o dia que fartou do homem medíocre que lhe tocou em sorte estourou, perante toda a cúria episcopal, em tal fervença de palavrons e insultos que provocárom o imediato divórcio.
e gostei especialmente da história da tia chila, umha história que só no final se revela achegada a tantas histórias que aparecem cada dia nas páginas de sucessos dos jornais.
há outras muitas tias que me agradárom, ou divertírom [há muito humor nestes relatos], como a tia magdalena ou a tia verónica, sobretodo aquelas que tinham que repartir-se entre vários homens [legais e de arrimo] porque "o carinho nom se lhe acabava de gastar e tinham muito".
o estilo da autora lembrou-me ao de galeano: muita comparaçom surpreendente e com elementos da natureza, brevidade, emoçom. a verdade é que por momentos cansei, preferia mais singeleza. ainda assim devorei o volume em três horas.
para ler acompanhado da música de lila downs.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!Olé!Hola!

Acabei de ler o livro Mulheres de Olhos Grandes...Que bom. Confesso que fui todas as mulheres e nenhuma a 100%...
Foi um livro sugerido por um homem que amei em paralelo porque "o carinho não se esgota...".
Sim, as mulheres sempre a força motriz da Sociedade...Sim, os homens são imbecis quando educados para isso. Sim, é possivel quebrar com a ordem institucionalizada. E o que fazemos à sociedade que nos trata como Putas se não seguimos os padrões??
Beijos

P.S: Em que lingua escreves?

farangulha disse...

pois se gostaches deste, procura o que tenho aí à direita em leitura: o das mulheres que correm com lobos. para levar aos poucos e desfrutar lentamente.

em que língua escrevo?

na mesma que tu, mas na sua variedade galega. estou animada a passar-me ao acordo ortográfico, mas neste post ando pela velha...

obrigada pela visita