sábado, 23 de julho de 2011

emaús

alessandro baricco: emaús. anagrama. barcelona 2011.

foi um presente de aniversário bem jeitoso. o senhor baricco luze-se neste romance. 
nele situa-se nos anos 60-70, numha cidade italiana que eu associei ao norte, e conta as aventuras de um grupo de quatro adolescentes. católicos. muito católicos. obsessionados com a culpa, o pecado, o sexo e as mulheres, como nom podia ser menos.
um desses quatro adolescentes exerce de narrador e penso que é aí onde acerta o autor, na forma que dá a essa voz ainda crente meio descrida ciente dos feitos negadora dos mesmos. utiliza em muitas ocasiões um nós intolerante que ao tempo que apavora faz ver, meridianamente, a força que a educaçom católico-capadora exerce sobre os protagonistas. 
os moços estám, cada um na sua medida, obnubilados com a figura dumha rapariga, de costumes totalmente diferentes aos próprios, umha madalena que uns querem namorar e outros (os mesmos?) reconduzir ao bom caminho. porque eles som católicos e pensam assim.
penso que neste caso os feitos som o de menos. o interesse está nas reflexons de narrador e personagens, no bem que reflictem como nascem, crescem, se reproduzem e ocultam as suas dúvidas religiosas e como aceitam sem duvidar moralmente a hipocrisia da sociedade na que vivem.
romance muito bom. 

Nenhum comentário: