quarta-feira, 20 de abril de 2011

leituras demoradas: sostém pereira

antonio tabucchi: sostiene pereira. anagrama: barcelona 1994.

em que mundo vives, pereira?

já lera este romance de tabucchi. é umha leitura antiga, tanto que nem a lembrava. lim-na ao voltar de lisboa, onde vivim uns messes, e sei que fixei na minha memória os lugares onde o livro acontecia, porque por eles também acontecera eu. de argumentos, personagens, acçons, nada recordava. nada. 
retomei o livro por ser proposta do novo clú de leitura no que enredei. e enredei em pereira e no seu conflito. e desta vez deu-me igual se a história acontecia em lisboa, ou em berlim ou em compostela. quantos pereiras nom terá havido nestes mundos de guerras e ditaduras, de injustiças?
como o livro é de sobras conhecido, só vou apontar que me pareceu essa diferência entre umha leitura e outra: da primeira só olhava lisboa, as sua ruas, o acerto na descreçom desse agosto que a mim tanto me custou suportar, como com essas limonadas e esse ventiladores consegue o tabucchi fazer-nos sentir a suor peganhenta. 
e agora só pensava no motor do livro, nessa questom proposta: devemos tomar partido? e desta vez também me serviu a mim para decidir implicar-me. nom sei se isso e bom ou mau, mas a responsabilidade é toda de pereira e a tenrura que transmite. 

Nenhum comentário: