sábado, 25 de dezembro de 2010

Leituras demoradas: ulises no mar de cor de vinho

giovanni nucci: las aventuras de ulises. ilustraçons de chiara carrer. siruela. madrid 2009.

andava a buscar livros que tratasem o tema da mitologia para propor a súa leitura ao meu alunado de primeiro da eso. e dei com esta excelentíssima versom das aventuras de ulises.

uma das cousas que mais me amedam de dar a ler clássicos ao alunado som os valores (para mim contra-valores) que muitas vezes estes clássicos defendem, nomeadamente a violência e o sexismo. todo isto tem a mitologia grecolatina.

e justo isto trabalha giovanni nucci na sua versom. o narrador desta versom de ulises é como um velhete que lhe está a contar a história ao seu neto, introduzindo, mais que os seus comentários, o seu tom de retranca. desta maneira contrarresta esses valores que se dam na história original, com humor e piscadelas que fam pensar ao leitor e cuestionar que o que digam os clássicos vai a missa.

o livro nom conta ademais, só a história de ulises porque, para achegar-nos a ela, narra outros episódios da mitologia que dam pé a novas leituras. e todo isto, com um estilo muito cuidado e a imagem do mar cor de vinho unificando todos os capítulos.

a desavantagem: o preço. nom foi livro de leitura obrigada nas minhas aulas porque nom tenho a cara de pedir-lhe ao alunado que gaste 19 euracos num livro. nom digo que nom o valha, mas custa muito.

Um comentário:

abm disse...

Apúntoo, pero tes razón, o prezo é altísimo:(